Pages

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ariosto Holanda - Federal Vocacionado

Engenheiro Civil e professor universitário, Ariosto Holanda nasceu em Limoeiro do Norte (CE) em 1938. Tem orgulho de ser membro e fundador da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, em 1973. É deputado desde 1991, quando participou do Congresso Revisor. Atualmente, está no sexto mandato na Câmara Federal. 

Ariosto Holanda teve influência política decisiva junto ao Governo do Ceará para a criação da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), implantada no dia 9 de outubro de 1993. Por meio desta ação política, veio a funcionar efetivamente a Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap). Ele foi secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará durante três gestões, tendo dado importante contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Ceará. A primeira gestão foi exercida entre fevereiro e agosto de 1995; a segunda, de setembro de 1995 a março de 1998; e o terceiro período, entre março de 1999 e abril de 2002. 

Nos anos 1995 a 1998, Ariosto Holanda concentrou esforços nos investimentos em capital humano, na promoção do avanço na capacitação tecnológica do Ceará. A ênfase foi dada no apoio à interiorização do desenvolvimento. Até 2002, na gestão de Ariosto Holanda, a Secitece implantou uma rede de 39 Centros Vocacional Tecnológicos (CVTs) no interior, um Centro de Formação de Instrutores (CFI) em Fortaleza, que dão educação tecnológica de nível básico, e três Centros de Ensino Tecnológico (Centec), que formam tecnólogos de nível superior, também no interior.

Por sua formação na engenharia e atuação universitária, Ariosto Holanda tem dedicado seus mandatos às discussões relacionados à Ciência e Tecnologia. Foi titular permanente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista da Ciência e Tecnologia. Em 2003, o deputado propôs e foi o relator do tema Biodiesel e Inclusão Social no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara. O trabalho gerou um Projeto de Lei que inspirou o governo federal a lançar o Programa Nacional do Biodiesel, em 2004, que torna obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel comercializado no País.

Na Câmara, também procura importantes temas na área de fiscalização e controle dos orçamentos públicos. Participou como suplente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e da Comissão Mista Especial do Desequilíbrio Econômico Interregional Brasileiro. O deputado conseguiu que fosse reinstalado o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara Federal. O Conselho é um órgão consultivo da Mesa da Câmara, constituído por membros indicados pelos partidos.







0 comentários:

Postar um comentário