Pages

domingo, 16 de dezembro de 2012

Eugênio Leandro - A voz de Limoeiro



Eugênio Leandro, advogado, cantor, compositor e interprete de suas composições




Por Mazé Silva


Amigos do Splish Splash!

Estou fazendo hoje uma postagem bastante significativa para mim.

Depois de muitos anos sem ter contacto com meu querido conterrâneo, "o cantor Eugênio Leandro", onde nos conhecemos em nossa cidade natal, Limoeiro do Norte, na época de nossa adolescência e tivemos o prazer de participarmos juntos de um Festival de música.

Eugênio que já tocava desde criança, foi fácil para enfrentar um grande número de concorrentes. Dos candidatos inscritos, Eugênio e eu, ficamos para as finais do concurso musical.

Durante os ensaios, Eugênio com sua experiência, dava-me muita força e até ensaiava comigo. E como vocês sabem sou fã incondicional do Roberto Carlos, escolhi para cantar a canção da autoria do Fágner e muito bem interpretada pelo nosso Rei, " Mucuripe".

Finalmente no dia "D" estávamos nós no auditório do, Cine Capri o único da cidade, onde iria acontecer o Evento. O auditório lotado, o júri já posicionado em seus devidos lugares e nós na expectativa de sermos chamados a qualquer instante.

Enfim, os vinte finalistas cantam e entre eles Eugênio Leandro que hoje é conhecido em todo Nordeste, no Brasil e em muitos países como Estados Unidos, Portugal do nosso Armindo, alcança o primeiro lugar do Festival. Adivinhem quem fica em segundo lugar? A amiga de vocês aqui do blog, a Mazé Silva.

Para mim foi uma grande emoção e para o Eugênio que com seu violão já cantava divinamente bem e para mim não havia dúvida que seria ele o vencedor.

Eugênio, hoje é formado em Direito, pela Universidade Federal do Ceará e é um exímio compositor, cantor e grande intérprete da música regional que é o seu forte.

Possui vários CDs gravados e a maioria com composições próprias de um menino inteligente, meigo, amoroso, simples carismático e nós mesmos sem termos muito contacto, eu percebia isso no Leandro, um grande ser humano dotado de inúmeras qualidades e possuidor de um grande caráter, uma voz macia, linda e invejável.

Se ele não sabia vai ficar sabendo que eu sempre o admirei como rapaz interiorano, mas estudioso, amigo de todos, simpático e que venceu todos os obstáculos para chegar hoje ao patamar de sua fama. Tanto ele quanto eu, somos de uma família de doze irmãos. Não sei se ele sabia dessa, viu Leandro! Ehehehehe.

Eugênio, eu só perdi pra ti, porque você já tinha conhecimento musical desde os oito anos. Ehehehe e eu herdei gostar de cantar e de música, ao meu pai que tocava acordeon, gaita, e flauta que é hoje o único instrumento que eu toco como distração.

Vou deixar aqui no poster, alguns dados do meu amigo e cantor Leandro para aprofundar um pouco sobre sua trajetória de vida, tanto pessoal como artística. Fazia anos que eu não encontrava esse maravilhoso artista, mas no Facebook tive o prazer de reencontrá-lo.

Castelo Encantado é provavelmente o melhor álbum de Eugênio até a presente data.

Mais forte tanto como compositor e intérprete, Eugênio esbanja em coragem e energia neste trabalho. O tema do mar está no centro de Castelo Encantado. A partir da primeira faixa, Eugênio canta sobre dunas, portos, marujos e pescadores.
A mesma paisagem retorna com "Coqueiro do Atlântico Sul", com um belo solo de acordeon de Ítalo Almeida. Também deve-se destacar nesta faixa o acompanhamento de Cristiano Pinho no violão de aço -- algo que ele ainda repete muito bem em outra canção, "Olhos".
O cenário pintado nos versos de Petrúcio Maia em "Coqueiro do Atlântico Sul" não poderia ser mais tropical do que é:
Coqueiro do Atlântico sul
Na paz do teu mundo verde
Num dia de muito azul
Bebi o céu e o mar
Com sede do infinito
Em 1986 Eugênio Leandro lançou o LP Além das Frentes durante encontro nacional de estudantes de medicina em Fortaleza, com tiragem inicial de 6.000 cópias. Em 1990, este disco já havia ultrapassado as dez mil cópias e o levou a shows por todo o Brasil.
Fez apresentações também nos EUA, pelo Partners Of The Americas, e cantou em New Hampshire, Vermont, Maine, Massachusstes, Washington DC, Indiana, Illinois e Nova York.
Os temas do sertão, o raiar do dia e o mar se fazem presente mais uma vez nas belíssimas melodias e marcantes letras que Eugênio apresenta.
A faixa que dá nome ao álbum fala da beleza serena do amanhecer com a alvorada pintando com raios dourados a imensidão do céu. Outra letra muito bonita está em "Boas Vindas". Além do acompanhamento de Nonato Luiz nesta faixa, os versos são simplesmente extasiantes:
Eu moro onde tudo é fácil
Tão perto do paraíso...
Só falta um dia chegar
A graça do teu sorriso.
O grande tributo a uma das praias mais belas do mundo, "Canoa Quebrada", apresenta letra do renomado poeta Rogaciano Leite.
Dando continuidade às belezas naturais do Brasil, a faixa "Brasil de Dentro" nos leva a uma viagem através do Amazona e suas vitórias régias, passando pelo sertão árido e as riquezas de Minas Gerais. Quer viajando de maria fumaça ("Presente") ou voando nas asas de um beija-flor ("Voarás"), Eugênio canta com rara emoção suas diversas músicas.

Em 1990 com o LP Catavento, Eugênio Leandro firmou seu nome entre os bons cantadores do Nordeste, correndo novamente o Brasil, e dessa vez viajando para Portugal, Alemanha e França.
Catavento continuou o estilo simples musical do primeiro álbum lançado por Eugênio. A faixa que deu nome ao álbum, por exemplo, é um "maxixe preguiçoso", diz o compositor.
Ele enaltece a beleza dos muitos cataventos presentes no cenário interiorano do Brasil. Em contraste com o sertão, a música "Marés" fala da beleza dos barcos navegando calmamente ao fim do dia.
Eugênio em apresentação na praça da Catedral limoeirense
O encontro de Eugênio Leandro com Patativa do Assaré

Além das Frentes apresenta alguns dos temas presentes na obra de Eugênio Leandro. Ele torna viva a paisagem de sua terra natal e ainda não perde o enfoque do lado humano dos personagens que canta, como é o caso de "Maria e Marquim", dedicada ao grande poeta Patativa do Assaré (1909 - 2002).
O estilo musical de Eugênio por vezes o levará a pensar em cantos madrigais ou música de câmera, com em "Divagando" e "Vento Aracti", com os solos de Jacques Morelenbaum dando ênfase na instrumentação.
Neste trabalho, Eugênio escreveu todas as músicas, mas em algumas canções ele teve a colaboração de poetas tais como Oswald Barroso.
E.L.
Eugênio Leandro, um exemplo de garra, talento, esforço,coragem, otimismo, vocação e capacidade!
Parabéns pelo seu sucesso e continue, com essa simplicidade, humildade e o carinho com seus fã e admiradores que apostam sempre no seu sucesso.
Eu adimiro-te muito por todos os seus valores que possui e digo de todo coração, que torço sempre pelo seu sucesso sempre, sempre.
Eugênio está escrevendo um livro de contos e além de todas as suas qualidades, ainda é um escritor de mão cheia e se Deus quiser estarei no lançamento deste seu livro de contos.
Vou deixar o endereço do seu site, onde poderão ver melhor mais detalahes sobre a vida pessoal e sobre o artista Eugênio Leandro

0 comentários:

Postar um comentário