Pages

domingo, 16 de dezembro de 2012

Cientista limoeirense

Cearense de Limoeiro do Norte é o primeiro matemático brasileiro a receber um prêmio da renomada academia Telesio-Galilei, na Inglaterra


É o que se pode chamar do sertanejo que chegou longe. Mas não há chegada para quem dedica a vida para estudar e ensinar enquanto há vida. O professor doutor Djairo Guedes de Figueiredo ajudou a desenvolver calculos matemáticos usados em todo o mundo na previsão de movimento das placas tectônicas (imensos blocos  sobre os quais estamos, e quando eles se movimentam tudo treme!). Graças ao desenvolvimento da teoria, Djairo Guedes é o primeiro matemático brasileiro a receber um prêmio da renomada academia inglesa Telesio Galilei. O prêmio “Telesio-Galilei Gold Medal 2011″ por suas inúmeras contribuições à Matemática.
O doutor em matemática ajudou a desenvolver a chamada ‘equação diferencial parcial elíptica’. O estudo trabalha na previsão de movimento das placas tectônicas e, assim, a probabilidade e intensidade dos terremotos no mundo. Djairo e seu trabalho ja foram citatos em mais de dois mil artigos científicos pelo mundo.
“Estudar com prazer”
Quando fala de Limoeiro, Dr. Djairo Guedes ressalta a importância histórica  do município ser sede do bispado. “Quando eu era criança, Limoeiro teve uma coisa muito importante, a vinda do bispado. E Dom Aureliano foi uma pessoa muito importante na cidade. Na época não tinha ginásio, era só o curso primário, Dom Aureliano criou o ginásio, e eu com 11 anos pude já continuar os meus estudos”, afirma.
Djairo mora em São Paulo e dá aulas e palestras em todo o mundo. O cearense de sucesso explica que “o aluno tem que estudar mais do que é oferecido na escola. Para ele ir pra frente tem que estudar. Agora, tem que fazer isso com  prazer”.

0 comentários:

Postar um comentário