Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Jocely Dantas de Andrade Torres


Nascido em 26 de setembro de 1928, na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará, o industrial Jocely Dantas de Andrade Torres não demorou a mostrar sua vocação para o empreendedorismo. Ainda jovem, quando foi morar com a família na cidade de Pombal, na Paraíba, começou a se dedicar aos negócios, de forma autônoma.

Depois de várias atuações na área comercial nos estados da Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará, decidiu se dedicar à atividade industrial, iniciando nesse setor com o beneficiamento de arroz na cidade de Dom Pedro, no Maranhão. Porém, a distância de Teresina, onde fixou residência em 1955, o fez encerrar tal atividade.

Finalmente, em 1961, teve a oportunidade de voltar ao Ceará, sua terra natal, onde adquiriu o Café Serra Grande, indústria de torrefação e moagem do produto de Sobral que industrializava à época 6.000 quilos de café por mês. Hoje, a Moageira Serra Grande tem uma produção mensal de 500.000 quilos de café, atendendo os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Tal crescimento foi obtido com investimentos em tecnologia, capacitação dos colaboradores e criteriosa seleção de grãos.

O perfil empreendedor impulsionou Jocely Dantas a iniciar seu segundo complexo industrial, fundando em 1977 a Cerâmica Torres Ltda., voltada à área da construção civil. Outras empresas que integram o grupo empresarial são a Sopremol – Ind.Com. de Premoldados Ltda. e a CCN – Construções Civis do Nordeste Ltda.

Na década de 1980, montou outra indústria de beneficiamento, dessa vez para produzir a farinha de milho Serramil, tornando-se a maior indústria do setor no estado do Ceará.

Hoje, o empresário Jocely Dantas administra, com os filhos e genro, o seu grupo de empresas, onde gera 500 empregos diretos e 2.000 indiretos. Além de contribuir com o desenvolvimento econômico do estado, o industrial desenvolve projetos de cunho socioambiental por meio da Fundação Jocely Dantas.

0 comentários:

Postar um comentário